domingo, 19 de julho de 2009

Filme emociona alunos e professores e promove o debate sobre a Dislexia





O filme Toda Criança é Especial - Taare Zameen Par( filme da produção de Bollywood) conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan. (Sinopse de Ibirá Machado - www.cinemaindiano.blogspot.com)




Além deste filme, foram exibidos também os filmes Entre os Muros da Escola e
Lucas - um intruso no formigueiro





Entre os Muros da Escola mostra o cotidiano de sala de aula, e representa a síntese da França atual. O filme conta historia de um professor, François Marin, que dá aula a turmas do ensino médio em uma escola do subúrbio de Paris, mostrando sua relação com os alunos, a luta por ensinar algo a eles, os conflitos, as dificuldades, as relações dos alunos entre eles e com os professores.

No filme Lucas- um intruso no formigueiro, um garoto diminui de tamanho até ficar da altura de uma formiga, sendo obrigado a trabalhar na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário